As intervenções têm por característica uma abordagem mais dinâmica e participativa, sendo muito eficaz em manter a atenção e interesse dos participantes.
Intervenções setoriais são realizadas de maneira descontraída e proporcionam ao participante conhecimentos de diversos temas de saúde e segurança do trabalho.
Não são todas as empresas e setores que podem parar suas atividades por um longo período para a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes
do Trabalho (SIPAT).
Neste caso desenvolvemos abordagens com mensagens de segurança do trabalho de aproximadamente 15 minutos que podem serem apresentadas nos setores da empresa.
São palestras curtas, rápidas e muito bem humoradas que buscam atender às necessidades de explanação dos temas propostos pela empresa.
As Intervenções Setoriais geram ganho de tempo para setores onde a produção ou o atendimento não param.
Através das Intervenções Setoriais a SIPAT é organizada e realizada de forma mais abrangente alcançando todos os colaboradores da empresa.
Esse tipo de abordagem setorial pode tratar de vários
temas :
- Segurança do Trabalho;
- Segurança no Transito;
- Qualidade de Vida;
- Inclusão Social;
- Saúde, ISTs, AIDS, Alcoolismo e Tabagismo;
- Motivação e Superação;
- Boas Práticas de Fabricação – BPF;
- Meio Ambiente;
- Mantendo os cuidados durante a pandemia, palestra sobre a atual situação sanitária do novo coronavírus.
A SIPAT setorial é capaz de tratar de inúmeros temas relacionados à segurança, saúde e bem-estar do trabalhador no ambiente de trabalho.
Além de trazer benefícios em relação ao ganho de tempo, a SIPAT setorial tem a vantagem da maior proximidade entre os palestrantes e o público.
Dessa forma, há ganhos também em relação à capacidade em manter a atenção e interesse dos colaboradores sobre os temas apresentados.
Este tipo de formato é capaz de transmitir a informação de maneira mais leve e descontraída, sem perder o foco dos temas pertinentes à saúde e a segurança do trabalhador.